• Ultimas Postagens

    1 Coríntios 3:11-15

    “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
    E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
    A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
    Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
    Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. "
    1 Coríntios 3:11-15

       Aqui está passagem de entendimento aparentemente difícil, pois o seu significado deve ser compreendido pela escatologia, todavia o ensinamento contido nessa passagem tem aplicação para o povo de Deus hoje, vejamos:

      A chave para a compreensão do que está sendo dito é sabermos que "fogo" será esse, que revelará a obra de cada um para o purificar, e que “dia” é esse, ambos mencionados no verso 13.
      Segundo Matthew Henry esse texto é explicado escatológicamente, onde o fogo está no sentido figurado e o dia será um dia especial preparado para esse fim.

     O “edifício” do verso 12, entende-se pelo contexto que é a obra de cada um, obra essa que ganha almas para o reino de Deus, conforme o versículo 9.
      Diante disso entendemos que em um dia específico, todos diante do Senhor terão suas obras reveladas, mostradas qual era a motivação principal, qual era a intenção do coração de cada um ao fazer a obra de Deus.

     Algumas obras são verdadeiros edifícios, pois ganham muitas almas. Nesse caso se alguém que ganhou muitas almas, mas o coração não estava totalmente voltado para o ganho de vidas pro Senhor Jesus, então será revelado naquele dia, todavia essa pessoa será salva, como que pelo fogo, porque não receberá nenhum galardão por tudo que fez. Não estamos falando aqui de pecado, mas de pessoas que trabalharam para o Senhor sem que seu coração estivesse com o mesmo propósito de Deus.

      A parte aplicável a nossa vida hoje está em sabermos que tipo de obra estamos fazendo para o Senhor , pois o texto classifica seis tipos: ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, sendo três de material valioso que o fogo não consome e outras três de material barato e inflamável que o fogo destrói inteiramente.
      A obra feita de material valioso demonstra a dedicação empenhada inclusive com gastos de recursos. Esses materiais não são consumidos com o fogo, pelo contrário, são purificados com ele.

      Por outro lado, a obra feita com os outros três materiais, madeira, feno e palha, pode ser queimada pelas características desses materiais, assim representam a obra feita de qualquer maneira, que não se valoriza muito, não se gasta tempo, recurso, nem atenção. Esses materiais não são purificados pelo fogo, mas são totalmente queimados por ele. Os trabalharam assim não receberão galardão por essas obras, porém serão salvos, mas não poderão argumentar que trabalharam na obra de Deus, pois o fogo do Senhor terá revelado que tipo de obra era aquela.

    Conclusão:


      Cada um que faz a obra de Deus construindo sobre o fundamento que é Jesus, deve avaliar como edifica sobre Ele, veja se seu edifício está sendo feito com material de baixa qualidade, ou seja, analise qual a sua intenção e qual a sua dedicação, veja o quanto você investe nessa obra, que valor você dá a ela.
    Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

    Seguidores

    Formulário de contato

    Nome

    E-mail *

    Mensagem *